domingo, 15 de setembro de 2013

Já está na hora de um corredor exclusivo para ônibus

Corredores de ônibus na Bezerra de Menezes, para otimizar as viagens em ônibus articulados e com rapidez. Uma promessa feita há seis ou sete anos, talvez, e que ainda não foi, de fato, concretizada. A Prefeitura de Fortaleza anunciou que fará a implantação das faixas exclusivas – verdadeiramente – até 2014. Restaurada e ampliada pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), a Avenida Bezerra de Menezes agora dispõe de quatro faixas por sentido, ciclovias, calçadas padronizadas e acessíveis além de nova sinalização. 

Em agosto de 2012, foi implementado o Serviço Rápido por Ônibus (BRS-FOR). Consiste na criação de faixas “semi-exclusivas” para o transporte coletivo, além de táxis. “Semi” porque veículos particulares podem trafegar no máximo 100 metros para fazer conversões à direita ou adentrar em estabelecimentos comerciais. A medida conseguiu surtir um efeito significativo. A velocidade média dos ônibus subiu de 12 km/h para 23 km/h. Em alguns pontos da via, é importante frisar isso, o tráfego é realmente livre para os coletivos. Porém, basta chegar a um shopping no bairro São Geraldo para começar o desrespeito. Não existe mais preferência.

Os comerciantes alegam prejuízos. Câmeras escondidas, não é pegadinha, atrás das placas de orientação estão posicionadas para flagrar algum condutor que trafegar por mais de 100 metros no BRS. Se passar por uma segunda câmera, é multado. Amedrontados, os motoristas preferem não arriscar. Os estacionamentos estão minguando, assim como o lucro dos comércios e o quadro de funcionários, que tornaram-se onerosos à sobrevivência econômica. Alguns não resistiram, pondo fim às atividades com uma placa de “vende-se” ou “aluga-se”.

Uma atitude que “não é definitiva”, afirmou o secretário de infraestrutura à imprensa. Em miúdos, tratou-se de uma manobra da antiga gestão para passar a impressão de ações concretas, e aos montes, voltadas para o bem-estar do fortalezense em plena corrida eleitoral, para favorecer o candidato da situação. Não só no transporte, assim como em outras áreas. Resultado, o segundo lugar no pleito. Não adiantou. Foi uma tentativa de jogada – literalmente – política, para dar a garantia de concretização do corredor exclusivo para o “El mano”, apoiado pela ex-prefeita. Ficou para o atual prefeito Roberto Cláudio, apadrinhado pelo governador.

A Bezerra está preparada, ou, pelo menos, ajustes deverão ser realizados, para receber o corredor. Resta saber como será o projeto. Existem espaços destinados às estações, a princípio, serão do formato “tubo”. Se a intenção é transferir todos os coletivos, ônibus, vans e táxis, alterações serão necessárias. Principalmente ônibus e vans. O desembarque é feito pela direita. Com a mudança, passará a ser do lado esquerdo. Isso requer adaptação de portas dos veículos, invertendo ou acrescentando mais. Não deixa de ser uma possibilidade, porém custosa.

Agora, se for destinado somente ao Bus Rapid Transit (BRT), com ônibus articulados, a implantação é mais simples. Os grandiosos coletivos já vêm adaptados para o tráfego nos corredores. Rumores indicam a chegada deles ainda esse ano. Ainda não passa disso, rumores. Previstos para entrarem em operação na linha Antônio Bezerra/Papicu, com uma possível reformulação em seu itinerário ou nomenclatura atual. Estreia quando todo o corredor estiver concluído, isto inclui a ampliação do Terminal de Antônio Bezerra, que retomou às obras.

Pouco mais de três meses depois, a atual Prefeitura assumiu seus compromissos no transporte e mobilidade urbana, que são urgentes. A espera angustia e a morosidade, paradoxalmente, avança ainda mais. Ansiedade aumenta pelo embarque em um BRT veloz, confortável e seguro, para correr atrás do tempo perdido.

(Texto publicado originalmente em Fortalbus.com no dia 21/03/2013)

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