domingo, 5 de abril de 2015

Fortaleza: Ligação alternativa entre Lagoa e Papicu facilitaria deslocamento de usuários

(Publicado originalmente em Fortalbus.com em 15/09/2013)

A exemplo da 086, que é fruto da unificação das linhas 200 - Av. Bezerra de Menezes e 850 - Av. Santos Dumont, penso que também seria viável a criação de uma outra linha que ligue o Terminal da Lagoa ao Papicu a partir da junção das linhas 350 - José Bastos/Lagoa e 901 - Dom Luiz. Haja vista o fato dos usuários do Lagoa terem apenas uma opção para o Papicu (069 - Lagoa/Papicu/Via Expressa) e uma para a Aldeota (085 - Lagoa/Aldeota), sem falar nos longos intervalos entre um ônibus e outro, além dos usuários da Av. José Bastos que não têm opção para o Papicu, acredito que o itinerário que sugiro poderá atender a essa demanda. A linha José Bastos/Dom Luiz teria o seguinte itinerário:

IDA (vermelho) : Terminal Lagoa, Av. José Bastos, Av. Carapinima, Av. Tristão Gonçalves, Rua Castro e Silva, Rua Conde D'eu, Rua Sena Madureira, Rua Pedro Borges, Rua do Pocinho, Av. Santos Dumont, Av. Dom Manuel, R. Pereira Filgueiras, Av. Dom Luiz, Av. Júlio Abreu, R. Professor Sila Ribeiro, Av. Eng. Santana Jr, Terminal Papicu

VOLTA (azul) : Av. dos Jangadeiros, Av. Júlio Abreu, R. Professor Sila Ribeiro, Av. Eng. Santana Jr, Rua Eduardo Sabóia, Rua Valdetário Mota, Rua Prof. Sila Ribeiro, Av. Júlio Abreu, Av. Dom Luiz, R. Tibúrcio Cavalcante, R. Ten. Benévolo, Av. Dom Manuel, R. Costa Barros, R. São José, Av. Alberto Nepomuceno, R. Dr. João Moreira, R. 24 de Maio, Rua Castro e Silva, Av. do Imperador, Av. Carapinima, Av. José Bastos, Terminal Lagoa

VERDE: No caso do binário entre Santos Dumont e Dom Luiz, segue o trajeto delimitado pela linha verde apenas no sentido IDA. 

Quanto à eficiência operacional, avenidas como José Bastos e Carapinima receberão corredores em breve, porém, matérias na imprensa dão conta de que serão corredores exclusivos (tipo BRT), com paradas no canteiro central, e outras afirmam que serão corredores preferenciais (tipo BRS). De qualquer maneira, está garantida uma estrutura para otimizar a operação da nova linha.

Tristão Gonçalves e Imperador já contam com o BRS. No caso de implantação do binário Santos Dumont/Dom Luiz, também se verifica a possibilidade de implantação de faixas preferenciais. Infelizmente, devido a estrutura dessas avenidas (canteiro central muito estreito) e a grande concentração de comércio e serviços, a implantação de faixas exclusivas torna-se inviável.

Quanto à demanda, acredito que não haveria perda significativa, pois os usuários da 350 e 901 não seriam prejudicados pelo itinerário, que permanecem os mesmos, salvo pequenos prolongamentos. A medida em que o tempo passar, mais usuários saberiam da operação da José Bastos/Dom Luiz e poderiam vir a acrescentar a quantidade de passageiros. A linha seria operada de segunda a sábado. Aos domingos e feriados, voltaria as operações da 350 e 901. Fica a sugestão para análise da ETUFOR.

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